Resenhas #75 - O Homem que Caiu na Terra

Autor: Walter Tevis Título original: The man who fell to earth Sinopse:   Thomas Jerome Newton veio de Anthea para a Terra em uma mis...


Autor: Walter Tevis
Título original: The man who fell to earth
Sinopse: Thomas Jerome Newton veio de Anthea para a Terra em uma missão desesperada para salvar os poucos habitantes que ficaram em seu longínquo e desconhecido planeta. Para isso, precisa construir aqui uma nave que possa trazer os trezentos de sua espécie que ainda vivem lá, onde a água acabou e os recursos são cada vez mais escassos. Com conhecimento e inteligência muito superior aos humanos, Newton logo se torna um empresário bem-sucedido do ramo de patentes tecnológicas e descobre também a solidão, o desespero e o álcool — criando uma delicada parábola sobre as mudanças que estavam ocorrendo entre os anos 1950, com o início da Guerra Fria.

"Mas quem podia dizer que tipo de pessoa ele era? Podia ser um conde ligeiramente estrangeiro em uma comédia inglesa; ou um Hamlet envelhecido; ou um cientista louco, planejando discretamente como explodir o mundo; ou um Hernán Cortés nada espalhafatoso, construindo tranquilamente sua cidadela com mão de obra local." - pg.

   Nesse livro acompanhamos a história de um viajante vindo de outro planeta na tentativa de estabelecer seu espaço na terra e secretamente trazer os restantes de sua espécie e fazer da Terra seu lar, já que Anthea, seu planeta natal, está bem próximo da extinção, visto que os antheanos exploraram os recursos naturais de forma excessiva e descontrolada e iniciaram diversas guerras tornando assim o planeta inabitável.



   Ele treinou por anos para se acostumar ao planeta Terra e com programas de TV humanos modificou sua maneira de agir para se adaptar à sociedade humana. Ele vem com o objetivo de analisar se esta única chance realmente é possível para os antheanos. Ele trouxe consigo ideias muito avançadas para enriquecer na Terra criando novas tecnologias para que ele pudesse ser rico e importante o suficiente para desenvolver um projeto espacial e construir uma enorme nave sem grandes suspeitas. 


   E com o passar dos anos na Terra ele realmente enriquece e se torna alguém importante, inclusive o dono de uma das maiores corporações. Mas o interessante é que vemos a sua "humanização" conforme se associa com humanos e faz amizades. Ele começa a questionar seus objetivos e propósitos em ter passado tanto tempo na Terra. Inclusive depois de perceber que seu plano não passa de uma invasão ao mundo dos outros.


   No fim temos uma história bem equilibrada e uma ficção científica um tanto diferente pois não há grandes reviravoltas. Assim vemos que é uma história mais reflexiva. Apesar de ser um livro "antigo" ele possui uma linguagem simples e prosa tão fluida que fará o leitor pensar na necessidade de parar de explorar o planeta da maneira como está sendo feito hoje.

"There's a starman waiting in the sky
 He'd like to come and meet us

 But he thinks he'd blow our minds" - Starman


 É impossivel ler o livro e não achar que o David Bowie é perfeito para o papel e mais impossível ainda não assistí-lo interpretando um extraterrestre e imediatamente lembrar da música Starman. Ela combina tão bem com a história assim como o Bowie combinou perfeitamente com o papel. 



ISBN: 978-85-9454-005-8
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 216
Editora: Darkside Books
Classificação: 4/5

Beijinhos e até logo!! ^^ 








You Might Also Like

0 comentários