Resenhas #74 - Alien

Autor: Alan Dean Foster Sinopse:   A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais...


Autor: Alan Dean Foster
Sinopse: A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.



   Para quem não conhece, Alien é o famoso filme clássico de terror espacial que estabeleceu o clichê desse gênero: tripulantes presos na nave com um espécime desconhecido e perigoso. Sendo assim, este livro é uma entrada maravilhosa ao mundo de Alien uma vez que você é transportado para dentro da Nostromo e sente medo junto com a tripulação. A minha indicação é que leia e então veja o filme. Para quem já é fã da franquia, sabe bem que o primeiro e o segundo filme são os melhores e com certeza amará a experiência de leitura.

Folha de guarda!
   Basicamente todos conhecem essa história, mesmo que por alto. Mas todos conhecem o pavoroso xenomorfo que não tem dó de ninguém e toca o terror onde passa. Mesmo já "sabendo" o que irá acontecer, a experiência de ler essa história é incrivelmente imersiva e aterrorizante tanto quanto a primeira vez que você assiste o filme. E apesar de ter assistido este filme diversas vezes, minha experiência de leitura não foi nenhum pouco prejudicada.


"Sete ali estavam. Sete sonhadores silenciosos em busca de um pesadelo." - pg. 21

   Acredito que a escrita do autor contribuiu muito em ter me deixado envolvida com a leitura mesmo sabendo de cor as coisas que aconteceriam. É uma sensação totalmente diferente ler o filme e assisti-lo.



   Mesmo descrevendo tão bem as cenas, espaços, personagens e detalhes, ainda sobra muito para a imaginação. Você ainda precisa remontar alguns detalhes e características físicas das personagens. E mais ainda a tensão de caçar o Alien ante de ser caçado por ele. Mesmo já sabendo quem, quando e como morre o livro passa uma tensão enorme assim como no filme de criar esperanças de que não vai acontecer, que a personagem tomará outra decisão.



   Há ainda no final uma entrevista super interessante com a Sigourney Weaver, que no filme atua como a famosa personagem Tenente Ellen Ripley. Ela fala sobre como foram as filmagens e o que ela sentiu por participar nesse projeto, ser a Ripley e outras coisinhas.

"[...] Sabemos que é muito resistente e tem uma adaptabilidade demoníaca. Não me surpreenderia se fizesse um ninho em cima dos reatores." - pg.199


   Acho que dá para perceber o quanto gostei do livro pela quantidade de post it usado! E não posso esquecer de elogiar e dizer o quanto amei essa edição maravilhosa feita pela Editora Aleph que sempre zela pelas edições de seus livros e são cuidados com diagramação, capa, artes e etc. Eu queria muito que os outros livros de Alien tivessem sido publicados pela Aleph. Seria um primor de edição.
   Enfim, espero que tenham uma leitura e tirem tanto proveito quanto eu!


ISNB: 978-7657-266-4
Número de páginas: 328
Ano de lançamento: 2015
Editora: Aleph
Classificação: 4/5

Beijinhos e até logo!! ^^

You Might Also Like

0 comentários