Resenhas #69 - Aos olhos de Zoe

Autora: Camila Pelegrini Sinopse:  O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história?   Bem, ...



Autora: Camila Pelegrini
Sinopse: O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história?  Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente. Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita. 
   É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.

   Eu quase não consegui pensar em uma maneira de falar sobre esse livro sem contar tudo sobre ele. Falar sobre as diversas maneiras em que ele me tocou sem escrever diversas páginas.
   O que era pra ser um romance clichê se tornou uma outra coisa bem diferente e especial que é difícil explicar. Uma coisa é simples: quem gosta de cachorro tem que ler e vai amar. Quem não gosta de cachorro pode passar a entender o quanto eles significam na vida de quem tem. Não são um mero enfeite fofinho na casa. São os melhores amigos.


   Tudo começa com Melissa encontrando Zoe, que havia sido friamente abandonada em um lugar deserto. Melissa salva uma cadelinha de ficar assustada com os fogos do Ano Novo. E então o que era pra ser uma ajudinha naquele dia, se tornou uma adoção. O marido de Melissa, Lucca, já sabia que ia acabar assim. Quando Zoe chega com a Melissa em casa, não é surpresa pra ele. E logo descobrimos que eles são recém casados. 


"Talvez a respiração seja necessária para que não moramos, mas o riso... O riso talvez seja imprescindível para que, além disso, possa-se viver de fato." - pg. 239


   E então começamos a acompanhar o dia a dia de Melissa e Lucca pela visão simples de Zoe. É de uma extrema sensibilidade a escrita desse livro. Ao ver a forma doce e sincera que um cachorro nos enxerga, a história de Melissa fica muito mais interessante. 
   Zoe conta como aos poucos o que parecia ser um grande amor entre os dois acaba virando um amor unilateral. Apenas um dos dois se dedicando a fazer dar certo.
   As diversas vezes em que Zoe conta não entender o porquê os humanos tem certas atitudes, algumas bem egoístas, torna tudo mais tocante. Nos faz parar pra pensar em quantas vezes agimos egoistamente e sem amor. Não só com animais mas com humanos também.


"Cada segundo perto de Mel é um segundo repleto de amor e felicidade. Cada segundo longe é um segundo em que eu espero. E não me canso nunca." - pg. 262


   Esse livro atinge um nível diferente de "história de cachorro". O foco é em como a Zoe enxerga os seres humanos, e, pela narradora ver a situação pelo "lado de fora", traz grandes questionamentos, principalmente o modo como reagimos em algumas situações. Mas mesmo com esse foco, a autora teve o cuidado de sempre colocar, em algumas partes, como o abandono machuca os bichinhos tão indefesos. O quanto isso é cruel e irresponsável. Algo que concordo plenamente. Nem preciso descrever a raiva que o abandono me causa. Quem é dono de qualquer bichinho de estimação entende isso muito bem.


"Nada nocauteia tão facilmente quanto algumas verdades bem miradas e aplicadas." - pg.297

Dá pra ver que todo meu post it rosa se foi rsrs

   Além de todas essas ótimas características, a escrita da Camila é bem leve, com uma linguagem simples e diálogos bem descontraídos. Tudo soa muito natural. É uma história que podemos ver acontecer algum dia. Não há dificuldade nenhuma para ler e uma história para todas as idades. Gostei muito que em cada parte a autora trouxe citações de famosos pensadores e autores, de suas perspectivas sobre os cães. Todas essas frases resumem o quanto eles são importantes e resumem o que os amantes de cães pensam. Achei lindo o carinho da editora em fazer uma capa tão linda e ter se preocupado com pequenos detalhes como um ossinho entre uma parte e outra do capítulo, marcas de patinhas na marcação das páginas.

   A citação que mais amei foi uma da Milan Kundera. A autora ganhou ainda mais respeito da minha parte.

"Os cães são nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."


   E um destaque aqui para essa maravilhosa ilustração do talentoso Ricardo Chagas. A ilustração traz toda a essência e delicadeza do livro e ficou muito linda. Traços lindos!




ISBN: 978-85-92572-06-8
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 395
Editora: Coerência
Classificação: 4/5

Beijinhos e até logo!! ^^


*Compre na Amazon: Aos Olhos de Zoe

You Might Also Like

4 comentários

  1. Parabéns pela resenha! eu não conseguiria falar desse livro sem entregar certas situações/confusões e detalhes que me fizeram amar essa obra! Eu devorei esse livro como se fosse o doce mais gostoso do mundo!
    Esse livro é sem dúvida o mais fofo que eu já li, simplesmente amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me senti assim ao ler! Que bom que gostou! <3

      Excluir
  2. Xará de sobrenome <3
    Que resenha mais incrível!!! Muitíssimo obrigada por ter aberto seu coraçao a Zoe! Adorei, obrigaaada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Eu que agradeço por ter escrito esse livro lindo <3

      Excluir