Resenhas #50 - O planeta dos macacos

     Mais uma resenha de FC no meu cantinho! Título original: La planète des singes Autor: Pierre Boulle Sinopse: Em um futu...

     Mais uma resenha de FC no meu cantinho!


Título original: La planète des singes
Autor: Pierre Boulle
Sinopse: Em um futuro não muito istante, astronautas pousam em um planeta bastante parecido com a Terra, repleto de florestas luxuriantes e com clima ameno e ar perfeitamente respirável. Mas esse lugar - um pretenso paraíso - não é o que parece. Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos.

   No ano de 2500, o físico Arthur Levain e o jornalista Ulysse Mérou embarcam em uma nave em direção ao sol vermelho de Betelgeuse à 300 anos-luz da terra. Uma viagem que lhes parecem ter sido em dois anos, mas se passaram 3 séculos.
   Após descobrirem que nesse planeta os símios são inteligentes e comandam enquanto os humanos são animais selvagens, são capturados. Ulysse acaba em um laboratório e ao demonstrar mais inteligência que os outros selvagens, ele começa a ser estudado mas os cientistas ficam crentes de que ele apenas está imitando gestos. Enquanto isso ele tenta ensinar uma selvagem da qual ele se apaixona, a falar, mas inutilmente.  Então com o passar de meses, ele aprende a língua dos símios e começa a se comunicar com Zira e Cornelius que o ajudam a bolar um plano para não ser mais cobaia. 



Detalhes lindos!



  Apesar de ser ficção, esse livro é recheado de críticas à nossa sociedade. É inteligente e nos faz refletir se somos tão espertos quanto imaginamos que somos, não subestimar as espécies e diversas outras reflexões interessantes. Será que somos tão inteligentes ao ponto de nunca desaprender? O livro nos faz raciocinar que dentro da sociedade em que vivemos nós evoluímos o intelecto, mas se caso nos deixarmos ser levados por pensamentos simplórios demais e comodismo vamos andar para trás. O que nos define? O que nos diferencia dos animais em geral?
   E esse livro foi uma completa surpresa para mim. Ele é mais complexo e mais simples que os filmes, ao mesmo tempo. Pierre tem uma escrita diferente e muito interessante. Faz você enxergar os acontecimentos por meio de fatos científicos, psicológicos que você nem imagina. E o final não deixa de ser surpreendente mesmo já sabendo o que vai acontecer (Pelo menos para todos que já viram os filmes). Ele desenvolveu os personagens de forma adequada. E o que me surpreende é que mesmo sendo um livro de ficção científica, o próprio Pierre não classificava seu livro assim. E não é difícil de entender vendo como o livro contém diversas criticas subentendidas e até umas mais diretas.


Acho que deu pra perceber que usei todos meus post-its rsrs



   
   Essa edição merece muitas palmas. O livro tem formato único, um primor de diagramação, capa linda e conteúdos extras, à respeito da obra, esclarecedores. Cada detalhe desse livro transforma ele numa obra prima.
   Esse é o livro que inspirou o filme "O planeta dos macacos" de 1968. As sequências não são baseadas na obra de Pierre, mas dão uma continuidade à história se preferirem assim.

ISBN: 978-85-7657-213-8
Páginas: 216
Ano de lançamento: 2015
Editora: Aleph
Classificação: 4/5

Beijinhos e até logo! ^^ 




You Might Also Like

0 comentários