Resenhas #31 - Os 13 porquês

Olá pessoal!!  Título original: Thirteen reasons why Autor: Jay Asher Sinopse:   Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um mist...



Olá pessoal!! 

Título original: Thirteen reasons why
Autor: Jay Asher
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.








  

    Tente terminar esse livro sem ficar com o coração pesado ou a mente carregada de pensamentos. 
   Esse livro superou completamente as minhas expectativas! Ele é muito bom, e completamente diferente.
   A narrativa é diferente do modo como estamos acostumados a ler. Ele possui uma narrativa dupla: a voz da Hanna nas gravações e Clay dizendo por onde está passando e o que está sentindo. Com toda certeza é uma narrativa muito interessante. Ela é rápida e assim que você acaba um capítulo quer imediatamente ler o outro. A escrita do autor é suave e proporciona ao leitor uma experiência incrível. Você pode sentir o que Clay está sentindo, consegue imaginar cada detalhe e pensar como ele. Ao mesmo tempo que você não consigue entender porque certas coisas fizeram Hanna querer morrer, você acaba entendendo como ela se sente.
   O modo como esse livro afeta também é diferente. Ele é profundo de uma tal forma que é impossível você não ficar pensativo. A narrativa da Hanna tem um sarcasmo, até posso dizer, uma ironia obscura. Você tenta se por no lugar dela. O foco principal do livro é muito sério e é retratado de forma fictícia mas ao mesmo tempo, bem real. A mensagem é bem clara. Devemos ver bem como tratamos as pessoas. Tudo afeta tudo. Você não sabe se o que fez pra alguém vai ser negativo pra ele. Você não sabe o momento da vida pelo qual a pessoa esta passando. A personagem principal fala isso várias vezes. Ela também fala muito de como as pessoas acabam guardando coisas pequenas que acontecem em um certo momento e juntando tudo como uma bola de neve. O que parecia pequeno, ao chegar no final é tão grande e desmorona com tanta força em cima de alguém, que é prejudicial.
   Vale a pena ler esse livro. No final tem um extra "13 porquês (nas entrelinhas) 13 perguntas parta Jay Asher" que esclarece muita coisa sobre as personagens e a intenção do livro. Achei muito interessante que o autor explica que algumas coisas, alguns detalhes foram baseados em experiências reais. A intenção do autor era deixar o livro mais real para os leitores, e, que causasse um sentimento, principalmente de tentar ser melhor com as pessoas, ou, de procurar ajuda se por acaso estivesse se sentindo como Hanna. Achei muito interessante o modo como ele abordou esse assunto.

ISBN: 978-85-08-13999-6
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2011
Editora: Ática
Classificação: 5/5

   Bom pessoal, espero que tenham gostando da resenha. Comentem se já leram esse livro ou algum parecido. Vou querer saber para ler também!

  
                                          Beijinhos e até logo!! ^^














You Might Also Like

0 comentários