Resenhas #14 - O palácio de inverno

Título original: The house of special purpose Autor: John Boyne Sinopse: Na primeira vez em que alterou o curso...



Título original: The house of special purpose
Autor: John Boyne




















Sinopse: Na primeira vez em que alterou o curso da história, em 1915, o então jovem camponês russo Geórgui Jachmenev conseguiu impedir um atentado à vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar. Esse involuntário ato de bravura acaba por assegurar a Geórgui um lugar de honra na corte de Nicolau II, que o nomeia guarda-costas pessoal de seu filho, o cazréviche Alexei Romanov.
   Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da biblioteca do Museu Britânico, o octogenário Jachmenev, enquanto vela pela saúde da esposa Zoia, que vive os últimos estágios de um câncer, deixa a memória flutuar, recordadno aleatoriamente os fatos de sua vida, grande parte deles ligados diretamente a eventos históricos que transformaram o século XX.

   
Esse livro é sensacional! Prende a atenção do começo ao fim. Ele tem ação, romance e um certo mistério quanto aos acontecimentos. O modo como é narrado torna a leitura fascinante. Você sabe o fim da estória, mas não sabe como acabou assim. O livro tem capítulos alternados entre passado, a juventude de Geórgui, e presente, a velhice dele ao lado da esposa. Mas, conforme você avança na leitura, percebe que os capítulos em que é narrado o presente de Geórgui, está em ordem decrescente e vai se aproximando da época em que os capítulos que narram a juventude dele vão em ordem crescente. Eu achei isso fascinante! Pensei que ia ficar muito confusa a estória, mas isso tornou tudo mais interessante. Eu nunca tinha visto esta estratégia de narração em nenhum outro livro. Muito diferente e muito incrível.
   Uma coisa que eu não gostei, é, que os capítulos são muito grandes. Na minha opinião, quando o capítulo é muito grande, não encerra um assunto logo e isso torna a leitura um pouco cansativa, ainda mais porque eu odeio parar de ler sem terminar o capítulo. Ter que parar no meio de um capítulo é uma tortura pra mim. Mas, o livro continua sendo muito bom, apesar disso, porque a leitura é muito interessante. Então, dá vontade de ir até o final do enorme capítulo e já começar outro.
   Uma coisa que cativa a atenção, além de ser um romance histórico maravilhoso, é o mistério que acerca as personagens. Você não sabe quais foram as circunstâncias que fizeram as personagens chegarem até ali, antes dos últimos capítulos. Você fica com ansiedade em saber, o que vai acontecer, o que aconteceu, conforme vai lendo os capítulos, que são alternados, como eu já disse. 
   Eu nunca imaginei que leria um livro que se trata de um romance  que se passa numa Rússia durante a primeira Guerra mundial e depois uma Inglaterra durante e depois da segunda Guerra mundial. Apesar de haver algumas referências das quais não estava sob meu conhecimento, algumas referências de lugares e outras coisas da Rússia e de outros lugares na Europa, eu consegui manter o interesse pelo fato de que muitas das coisas que contém no texto é de fácil entendimento.
   É impossível não se emocionar com esse livro. Ele é realmente muito bom. John Boyne se revelou um gênio da literatura, e virou um dos meus autores preferidos. E com certeza vou ler outros títulos dele.
   Bom, essa foi minha resenha. Espero que todos tenham a oportunidade de ler esse livro fascinante! Comentem se vocês já leram, ou, se pretendem ler!

ISBN:  978-85-359-1710-9
Páginas: 456
Ano de lançamento: 2009
Editora: Cia. Das Letras
Classificação: 5/5

                                         Beijinhos e até logo!! ^^

You Might Also Like

0 comentários